domingo, 22 de abril de 2012

22/abril na evangelização

Hoje o Maternal/jardim vivenciou aula sobre “A Ajuda”, com vídeo e atividades recreativas.
O 1º ciclo consolidou o conhecimento das “bases do espiritismo” com atividades divertidas que proporcionaram a participação ativa das crianças, incluindo brincadeiras de forca e caça-palavras.

1º ciclo


 O 2º ciclo, dentro do tema “as bases do espiritismo” conheceu como eram feitas as primeiras comunicações através de atividade de teatro com a participação de Williams, numa simulação de comunicações com batidas na mesa, o que despertou grande curiosidade.
2º ciclo e a simulação das comunicações através de batidas na mesa
A Juventude 1 ficou com David, vendo o que tem de diferença e semelhança entre várias religiões, características e bases de cada uma.
Hoje foi o encontro das juventudes no Peixotinho, mostrando que jovem sabe falar sobre temas importantes, sabe se comunicar também através de atividades artísticas como música e teatro. Foi muito bom!!! Veja fotos de lá, em especial o grande abraço no tema “construindo o afeto”.

Apresentação musical de jovens do Grupo Espírita Peixotinho

Teatro com jovens do GEFA

Música e abraço na "construção do afeto" - Encontro de jovens espíritas

domingo, 15 de abril de 2012

Evangelização em 15/abril

Dentro do tema do mês "As bases do espiritismo", as turmas da infância abordaram conceitos como "existência e comunicação dos espíritos", "mundos habitados", "reencarnação", "Deus" ... com muita naturalidade, estórias, jogos, para que possam ir assimilando esses conhecimentos.



Na juventude 1 houve a apresentação sobre Joanna de Angelis, por Filipe Bezerra. Valeu, Filipe, foi muito legal!!
Também pudemos discutir sobre o triste fato acontecido nessa semana que foi a descriminalização do aborto de anencéfalos no Brasil. Vimos a definição de anencefalia, a maior probabilidade de prevenção com a ingestão de ácido fólico, a visão espírita no Livro dos Espíritos e em mensagem de Joanna de Angelis  e o caso de Marcela de Jesus, que viveu 1 ano e 8 meses (vídeo “As flores de Marcela” em http://www.youtube.com/watch?v=DwfZnY2ePGs). 
No próximo domingo teremos um estudo comparativo entre o Espiritismo e outras religiões, com David, dentro do nosso tema central “As bases do Espiritismo”. No próximo domingo teremos também o encontro de juventudes espíritas no Peixotinho, pela manhã. Vejam cartaz em postagem mais antiga. Estaremos lá!

domingo, 8 de abril de 2012

Domingo de Páscoa na Evangelização!

Hoje foi dia de confraternização de Páscoa!! Após prece e conversa sobre a Páscoa, juntamos todas as turmas, escondemos ovinhos de Páscoa para as crianças/jovens acharem, visitamos as vovozinhas, brincamos, conversamos ... integração entre os componentes da evangelização!




d. Margarida, 104 anos!

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Encontro de juventudes espíritas em 22/abril

Encontro de juventudes espíritas no Centro Espírita Peixotinho, em Boa Viagem, no dia 22/abril, de 8:00 h às 12:30 h, com o tema central "Aprender a viver".
Os subtemas e os centros responsáveis pelos mesmos são:
  • Aprender a cuidar do corpo (Peixotinho)
  • Aprender a se divertir (Humberto de Campos)
  • Aprender a construir o afeto (GEFA)
Vai ser bem legal!! Nós, da Casa dos Humildes, estaremos lá!!!

Abril na evangelização

      Começou o mês de abril e as turmas, com as "turbinas aquecidas" estão aprendendo bastante sobre o espiritismo e seus fundamentos, dentro do tema do mês: "As bases do espiritismo".
      O 1º e 2º ciclos estudaram sobre a pluralidade dos mundos habitados. Brincando e aprendendo com um joguinho de dados e uma cartolina, cujo objetivo era ir evoluindo pelas diversas categorias de mundo (primitivo, provas e expiações, regeneração, feliz e celestial), vivenciaram que todos fomos criados simples e habitamos os mundos primitivos. Com a evolução vamos passando pelas diversas categorias, podendo até habitar mundos menos evoluídos, como uma prova ou missão para ajudarmos aos nossos semelhantes.

     O maternal/jardim trabalhou o tema “Deus e Jesus”, mostrando para as crianças a diferença entre ambos, apresentando Deus como Pai-Criador e Jesus como Irmão e Mestre (através de imagens representativas de Jesus na infância, ajudando as pessoas, curando os doentes, etc.). Foi contada a estorinha da Páscoa na Floresta, buscando transmitir que nesse período o mais importante não é o ovo de chocolate e sim ter Jesus no coração. A turminha também acompanhou a música “Quem é Feliz” num vídeo:
      A juventude 1 deu continuidade à apresentação de seminários sobre vultos espíritas, abordando princípios da doutrina através dessas apresentações. Tem sido muito legal ver os jovens apresentando temas, dividindo conhecimentos, treinando para a vida, que é um eterno exercício de superação de nós mesmos!!! E é bom fazer isso num clima fraterno, amigo!! Parabéns a todos que já apresentaram: Tiago, Felipe Renaux, Luana, Viviane, Aninha e Brunno! No domingo dia 15/abril continuaremos com as apresentações sobre Chico Xavier, André Luiz, Joanna de Ângelis e Eurípedes Barsanulfo.